Piscinas de vidro são cada vez mais comuns pelo aspecto leve e agradável que proporcionam aos espaços, graças à visão privilegiada da água.
O vidro pode estar presente em apenas uma ou em todas as laterais, e até mesmo no fundo da piscina, caso ela esteja suspensa sobre um vão ou sobre um ambiente. Quando a lateral de vidro fica exposta para uma área externa, o resultado é a valorização do quintal ou jardim através da leveza do vidro e do aspecto agradável e chamativo da água, especialmente se existir algum tipo de iluminação dentro da piscina.
Já nos casos em que o vidro fica em contato com um ambiente interno, um outro efeito criado é o de passagem indireta da luz, que deixa a ambientação agradável e dinâmica.
E quando está sobre um grande vão, o resultado é bem inusitado para quem está dentro da piscina, pois ela tem a sensação de estar voando.
Qual vidro utilizar nas piscinas de vidro
O vidro utilizado na execução das piscinas de vidro é o laminado, e ele se diferencia do laminado comum das construções e mobiliário pela sua espessura, que aumenta conforme a profundidade da piscina e a largura de cada peça. Existem piscinas de vidro em que a espessura do material chega a até 80cm, como em uma piscina de vários metros de profundidade e largura com uma peça única de mais de 5 metros por exemplo.
Em piscinas comuns basta que o vidro seja um pouco mais grosso do que o comum, e tenha várias camadas de películas intercaladas com as chapas de vidro, impedindo assim a ruptura total da peça, mesmo no caso de rachaduras. Mesmo assim, qualquer dano ao material precisa ser reparado, e a espessura correta do vidro é calculada por profissionais especializados.
Cuidados na execução das piscinas de vidro
Alguns cuidados são essenciais para a qualidade de execução das piscinas de vidro, e é importantíssimo que eles sejam tomados por questões de segurança e também para que a manutenção da piscina não se torne um problema:
- As estruturas da piscina, como a base e eventuais laterais de concreto, bem como as ferragens e que dão sustentação ao vidro, precisam ser devidamente dimensionadas de acordo com a resistência de cada material e das medidas das peças.
- Os quadros ao redor dos vidros, se existirem, devem estar nivelados e totalmente planos, para que ao encher a piscina eles não fiquem torcidos ou deformados de qualquer maneira, o que ocasionaria quebra do vidro.
- Cada peça de vidro deve estar em perfeitas condições, até mesmo nas bordas, pois qualquer pequena irregularidade interfere na resistência do material, que é extremamente necessária quando a piscina está cheia.
*fonte: Dicas de Arquitetura



Comentários